Tudo Sobre Pássaros Silvestres: Diferença entre Silvestre e Exótico

Os brasileiros são apaixonados pássaros, afinal estes possuem uma beleza única e um canto que os diferencia dos demais animais.

Mesmo muitas pessoas considerando algo cruel criar pássaros em cativeiro, esta prática tem se mostrado muito benéfica, principalmente para as espécies silvestres que estão ameaçadas de extinção.

Não é de menos, afinal as aves estão em um ambiente seguro e que favorece o seu crescimento além da reprodução.

Os pássaros silvestres, além de chamarem a atenção pela sua beleza e canto, é a espécie que mais chama a atenção dos criadores de aves.

Pássaros Silvestres

Índice do Artigo

O que é pássaro silvestre?

Passará silvestre são aves típicas e encontrados com facilidade na fauna brasileira, cujo estas vêm sofrendo e muito com o desmatamento constando do nosso país.

As queimadas constantes, causadas principalmente para a criação de pasto vem afetando o número de aves silvestres em nosso país, colocando algumas espécies até mesmo a beira de extinção.

Alguns exemplos de pássaros silvestres são:

  • Azulão;
  • Bico de Lacre;
  • Bicudo;
  • Arara;
  • Ararajuba;
  • Bigodinho;
  • Caboclinho;
  • Canário da Terra;
  • Canário do Campo;
  • Cardeal Vermelho.

Estes é apenas uma lista de pássaros silvestres brasileiros, há uma infinidade de espécies no nosso país, cada um único e com as suas características peculiares.

Acredite, com a atual situação do habitat natural destas aves, os criadores vem sendo uma forma de manter muitas espécies a salvo e livre da extinção.

É permitido criar Pássaros Silvestres?

Ao contrário do que muita gente imagina, criar pássaros silvestres em cativeiro é permitido sim por lei.

Entretanto, é necessário garantir que estes animais sejam bem cuidados e que as condições de cativeiros sejam adequadas, como gaiolas compatíveis para o tamanho da ave.

O Ibama estabelece até estabelece até algumas leis para isto, o que irá variar apenas é se você pretender criar pássaros silvestre de forma amadora ou comercial para venda.

Em ambos os casos, o criador deve sempre se registrar junto ao Ibama e informar a espécie de pássaro que pretende criar.

Este cadastro tornará o seu animal legal e te proporcionará uma licença o que evitará que você tenha problemas futuros, como a apreensão do mesmo.

Qual diferente de Silvestre para Exótico?

A principal diferença entre um pássaro silvestre e um exótico é como já explicamos, o primeiro é típico do Brasil enquanto o segundo é apenas encontrado na fauna exterior.

Os pássaros exóticos no geral são trazidas de forma forçado ao nosso território e não natural, como se imagina. Um belo exemplo de ave exótica é o periquito inglês.

Considerações finais

Os pássaros silvestres chamam a atenção dos amantes de aves principalmente pela sua beleza e canto.

Sendo possível mantê-los em cativeiro em casa de forma legal, é preciso apenas se atentar às regras do Ibama e tirar a sua licença.

Tal ato fará com que você possa ter sua ave em casa para amá-la e admirá-la, sem ter problemas com a justiça.

Afinal, com atual situação da fauna brasileira, manter estes animais em cativeiro, vem se tornando uma forma de preservar as espécies.