2 via do CPF Grátis pela internet

2 via do CPF Grátis pela internet. Entenda as novidades. Saiba como é fácil e simples tirar e imprimir a segunda via do CPF grátis pela internet. Leia o artigo e siga todos os passos para ter sua segunda via CPF.

Uma das tendências que é possível observar no governo federal é a simplificação de diversos sistemas e obrigações, que antigamente assolavam o cidadão comum. Estas simplificação deve-se, principalmente, pela digitalização da informação, o que torna todo o acesso mais simples e direto.

2 via do CPF

Iniciativas como o os poupa tempo e similares nos permitem resolver diversas situações sem grandes dificuldades. Com o tempo, algumas situações se tornaram mais fáceis ainda, permitindo as pessoas o auto-atendimento pela internet.  A emissão de segunda via do CPF é um destes serviços.

Vamos falar sobre esta grande alteração e o quanto isto vai melhorar nossa vida.

Índice do Artigo

CPF: Como eras antes?

O CPF, que antes era conhecido como CIC, é um documento de extrema importância para todos os cidadãos, pois é seu cadastro como pessoa física na receita federal, alguns diriam que o CPF é a sua identidade econômica. Com o número do CPF é possível verificar a possibilidade de abertura de crédito.

Inicialmente, a abertura do CPF precisava ser feita nos postos de atendimento da receita federal o que gerava grandes filas e dificuldades similares. Com o avançar do tempo, o cadastro passou a ser feito em lugares de maior circulação e facilitação de documentos, como os Poupa Tempo, que centralizam muitos outros atendimentos.

Com esta vantagem, essencialmente, o CPF deixa de ser um documento a ser carregado na carteira e sim uma certidão a ser retirada sempre que necessário.

Entenda como esta alteração muda sua vida.

Segunda via de CPF: Uma opção excelente para as futuras gerações

A principal vantagem desta nova forma é que, já que a grande maioria de cédulas de identidade já está saindo com CPF, a tendência é que tenhamos cada vez menos documentos para carregar. Se você ainda possui sua versão de plástico do CPF, não se preocupe, não precisa se desfazer dela, ela fica válida enquanto resistir. O comum é que ela deixe de ser aceita, já que estas versões são conhecidas por perder a impressão de forma rápida, um dos motivos pelo quais elas acabaram sendo substituídas por novas versões de papel.

Você deve estar pensando que fazer esta segunda via do CPF pela internet é complicado, não? Pelo contrário, é extremamente simples!

Como consultar CPF grátis na internet

Entrando no site da receita federal, você encontrará a aba necessária para tirar sua segunda via do CPF gratuitamente e as informações que você precisará para esta emissão são bem simples, dependendo especialmente se você é declarante de imposto de renda ou não.

Tirar 2 via do CPF grátis pela internet

Para tirar a 2 via do CPF basta acesar o seguinte link:

http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATCTA/CPF/ImpressaoComprovante/ConsultaImpressao.asp

Se você não declara imposto de renda (isento): Basta que você tenha os seguintes dados para tirar sua segunda via de CPF:

  • Nome
  • Número do CPF
  • Nome da mãe
  • Número do título de eleitor

Se você faz a declaração, entrará pelo portal E-CAC (o mesmo usado para as declarações) e com poderá fazer a segunda via do CPF pela internet grátis com as seguintes informações adicionais:

Declarações do ano vigente e do anterior

Com a identificação devidamente feita Basta confirmar os dados pedidos e receber sua carteirinha de inscrição no CPF, que pode ser impressa em qualquer impressora e tem poder de documento.

Mantenha o código que foi oferecido, pois você pode voltar a imprimir segunda via do CPF por meio dele.

É especialmente importante tomar cuidado com o CPF, pois com seu número e outras informações, uma pessoa mal intencionada pode requisitar serviços indesejados e abrir crédito em seu nome, por isto mesmo, se for fazer a segunda via de seu CPF pela internet em uma lan house ou similar, tenha certeza de que não deixou nenhuma informação que possa ser usada contra você.