O Açaí e seus Benefícios

Gosta de açaí? Bem, se você é brasileiro, muito provavelmente já esteja cansado de ver essa fruta sendo oferecida em restaurantes e lanchonetes. E, se frequenta alguma academia, tenho certeza que conhece pelo menos uma pessoa que sempre toma um açaí antes ou depois de malhar, não é mesmo? A fruta se tornou tão popular que existe até mesmo delivery especializado em acai! Mas, por que será que de uns tempos para cá todos estão obcecados pela pequena fruta originária da floresta amazônica?

A verdade é que o açaí é uma ótima fonte de vitaminas (especialmente a C, B1 e B2), fibras, lipídios, proteínas e minerais. A fruta é tão excepcional em termos de saúde que foi discutida pelo Dr. Nicholas Perricone, famoso médico americano, no programa da maior apresentadora do mundo, Oprah Winfrey. Desde então, o açaí – ou açaí berry, como chamam lá fora – virou uma sensação mundial.

O açaí e seus benefícios

Índice do Artigo

Vamos ver alguns de seus benefícios?

Diminui o colesterol

O açaí é rico em antocianinas, um tipo de antioxidante que combate o colesterol LDL (isto é, o colesterol “ruim”), protegendo assim nosso corpo de diversos problemas cardíacos. Além disso, esse antioxidante inibe a produção de citocinas pró-inflamatórias, protegendo assim o nosso corpo da aterosclerose.

Sistema imunológico

A fruta é rica em vitamina C, que é importantíssima para o sistema imunológico. Além de aumentar o nível de anticorpos no organismo, ela amplia a produção dos glóbulos brancos, células que ajudam a combater micro-organismos.

Beleza

Quer se manter jovem? Os antioxidantes do açaí – flavonoides e antocianinas – reduzem a degeneração das células, evitando assim o envelhecimento precoce e mantendo o seu corpo mais saudável. Obviamente, isso despertou o interesse de muitas empresas, que agora estão investindo na fruta como agente principal de cremes faciais e até produtos de cabelo.

Perda de peso

Apesar de muitas pessoas acharem que a fruta engorda, o verdadeiro problema são os acompanhamentos – muitas vezes cheios de açúcar – que vem com a fruta. O açaí sozinho pode colaborar com a perda de peso e com a manutenção da dieta. Gosta do creme da fruta? Não tem problema, clique aqui para ver uma receita light.

Energia

Não é à toa que os usuários de academia adoram a fruta e a consomem tanto antes quanto depois de treinos. O açaí dá disposição e energia para malhar, e, caso ingerido depois da atividade, pode combater o desconforto físico que sentimos após umas horas na esteira ou levantando peso.

Funcionamento intestinal

Por ser rica em fibras, ajuda a combater problemas de constipação. Adicione a fruta à sua granola para evitar problemas de intestino.

Resumindo

Com todos esses benefícios, é óbvio que o nosso açaí ficaria conhecido mundialmente! Porém, não esqueça que certas combinações podem ser bem calóricas. Procure comer a fruta pura ou com outros ingredientes naturais para evitar surpresas na balança.